terça-feira, 14 de junho de 2011

V Brasil Certificado - incentivos aos benefícios florestais e agrícolas



O Imaflora - Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola - incentiva e promove mudanças nos setores florestal e agrícola, visando a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais e a promoção de benefícios sociais. Sua especialidade de maior destaque é cuidar da certificação de comunidades e empresas que venham a possuir o selo socioambiental pela qualidade de suas iniciativas, correspondentes ao uso correto dos recursos naturais, conservando o meio ambiente e comprovando que atuam dentro da lei. Bienalmente, o Imaflora promove a Feira Brasil Certificado, que estará na sua V edição. Será um enorme prazer compor as peças publicitárias que apresentarão o V Brasil Certificado, colaborando com a excelência comunicativa que esta instituição merece para destacá-la entre as organizações que fazem um trabalho sério e comprometido sobre as questões ambientais de nosso país.

Para conhecer mais sobre certificação socioambiental e saber como ela provoca mudanças saudáveis no meio ambiente e na vida das pessoas acesse:

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Prêmio Unicef para ongs brasileiras

Educação Integral - experiências que transformam é o tema da 9ª edição deste prêmio, que destaca a importância de oferecer diferentes oportunidades de aprendizagem para crianças e adolescentes. Pessoalmente, penso que haja algum desencontro político entre o Itaú e sua própria Fundação, ou então, melhor, um grande encontro. O Itaú Rumos 2011 também contempla premiar educadores informais, mas não de modo tão focado, como no caso da Unicef. O melhor da história, para as organizações civis, é que iniciativas educacionais não formais, ou seja, que não sejam de exclusividade escolar, estão tendo relevo porque, de fato, contribuiem com uma porção significativa da aprendizagem global de pessoas de todas as idades. Mas, tomemos cuidado: participar de uma premiação desse porte significa estar entre grandes organizações que,às vezes, querem premiar a si mesmas... Se não for esse o caso, a gerência de letramentos da Rede Papel Solidário, e nossa consultoria à arquitetura de projetos genuínos, populares, estará, como sempre, disponível para dialogar com representantes civis e suas comunidades, valorizando a educação informal que cada uma tem, essencialmente boa!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O que você quer transformar?

Durante o período entre 31 de janeiro de 2011 até 27 de fevereiro acontecerá o Hub Verão. Para quem não conhece o `Hub` e sua proposta de atuação solidária em rede, vale a pena. É uma espécie de feira de criatividade onde as pessoas se reunem para oferecer oficinas, palestras, jogos cooperativos e muito mais pela tarifa mínima de r$ 25,00 a hora de atividade. Esse ano sou anfitriã do Hub, aceitei o convite com muito prazer, junto a mais outros inspiradores da proposta. Além de fomentar informações e projetos, desenvolverei uma oficina chamada Escrita Essencial quando explicarei como comecei a prestar assessoria para diferentes públicos na descoberta de seu próprio estilo autoral, e faremos atividades práticas e lúdicas deliciosas! Sejam bem vindos!
http://hubescola.com.br/

domingo, 16 de janeiro de 2011

Fundo Brasil incentiva projetos institucionais

Uma nova oportunidade para a sociedade civil organizada contar com investimentos para suas iniciativas sociais é o Fundo Brasil de Direitos Humanos. Eu mesma já encaminhei projetos, assessorando instituições, e posso dizer que se trata de um processo seletivo transparente, apesar de rigoroso. Iniciativas que tematizem violência institucional são bem vistas.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Balanço 10

Balança mais não cai... se for forte demais, dá volta e acerta quem a empurrou...mas nem sempre cai!!
Saindo das digressões, faz um tempo que venho pensando em postar algo - talvez fosse melhor, no meu blog particular, talvez!!
Mas penso nos feitos simbólicos ou não, que este "10" do título remete.
Talvez àquela nota que tanto almejamos - não à de real, claro!! - ao longo de nossa vida, até pararmos de buscá-la e passarmos a sentí-la, e neste ponto (sempre, há o Ponto e vários pontos!), só temos a comemorar, por sentirmos que @s parceir@s estão no mesmo sentido, às ações estão caminhando para o conjunto, às pessoas estão se aprochegando mais e mais com conteúdo, novas intersecções estão efervescendo seja aqui neste espaço, seja nos espaços d@s vári@s parceir@s e claro, as buscas por atingir nossas metas, nossos objetivos, nossa missão institucional está no caminho correto!
E isto, é bom demais, como diria o Teixeira!
Só temos a agradecer à tod@s (parceir@s, colaboradores, amig@s em rede, instituições parceiras) por estarmos juntos em 2010 e que 2011, seja muito mais, não 10, mas mil!!
Abraços, Wilson

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Oportunidade vinda da Embaixada dos EUA


Quero compartilhar com a comunidade Trivolim, depois dos festejos de final de ano e das mangas arregaçadas para o ano que se inicia, a iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e seu Plano de Ação Conjunta, entre os dois países, para a promoção da igualdade racial e étnica, a partir do lançamento em rede de um edital de convocação para projetos que tenham financiamento de até r$ 25.000,00 e se ocupem do tema 'raça e etnia'.
De acordo com este edital, o objetivo vai desde uma formação complementar aos universitários brasileiros em direitos humanos, com oportunidade de estágio nos dois países, futuramente, até integração entre líderes da sociedade civil, também entre os dois países, incentivando intercâmbios de curta duração. Informações sobre o edital e mais detalhes podem ser encontrados no link que acompanha este post.
Agora, cá entre nós...
Para aproveitar algo dessa natureza, de verdade, penso que duas questões cruciais merecem 'matutagem':
1) pelas nossas vivências em Educação, nas escolas ou terceiro setor, bem sabemos que as questões de fundo étnico ou racial estão diretamente ligadas com a marginalidade econômica e cultural dos povos. A coisa pega quando pretende-se desenvolver algo no plano do 'indivíduo'. Esse plano, o individual, como bem sabemos, é próprio dos norte-americanos. Aqui nos trópicos, portanto, não nos podemos deixar levar por essa ideologia e TEMOS SIM que aproveitar essas oportunidades para mostrar a coisa de outra forma, ou seja, a partir de iniciativas coletivas;
2) Para se dar ao trabalho de promover incentivos dessa natureza, não sabemos quanta água passou debaixo desse rio americano ou brasileiro, mas de qualquer forma, parece que a mensagem subliminada no edital é a seguinte: não sabemos o que fazer com a negritude e seu legado de miséria e pobreza.
Penso que a Trivolim, assim como outros parceiros organizados, sabem sim, muito bem, o que fazer. E sabem muito bem o que oferecer também. E essa é uma questão política, tão política quanto encenar a cultura brasileira, fazer concurso de break, promover a cultura cabocla ou, de preferência, misturar tudo isso e transformar em conhecimento genuíno para americano ver e se lambrecar!
Vamos botar pra quebrar!
As inscrições são encerradas dia 31/1.
Informações e consultas