quinta-feira, 29 de outubro de 2009

HQ - Matéria da Revista da Vila Novembro

Neste mês de Novembro (20 de Novembro - é o dia da Consciência Negra) a edição número 18 da Revista da Vila (CEU VILA RUBI) traz a Quadrinização da Revolta da Chibata que no próximo mês de novembro (em 2010) completa seu I Centenário, a relevância nesta luta se reflete no enfrentamento criado pelo Marinheiro João Cândido (Negro) e de seus compatriotas contra essa prática de castigo corporal que ainda persistia em nossa marinha brasileira, após o desfecho da mesma, com a abolição destes castigos corporais, quer fossem em brancos, negros, amarelos ou ameríndios, o nosso herói foi basicamente extinto em tudo que foi livro de História e de registro da Marinha, foi expulso da corporação, não recebeu um centavo pelos serviços prestados à Nação e nenhum de seus descendentes ou a viúva viu tostão furado de pensão. Mas tudo isso fica a admoestarnos, pouco importa o reconhecimento, e se vier, pode até ser que venha, ainda que tardio, a nos lembrar que vale a luta diária contra as pequenas opressões que persistem, contra tudo de mal que é feito contra nós e contra nossos concidadãos. Lembrando disto, então teremos "CONSCIÊNCIA" e nada apaga nossas certezas: e uma delas é a de sempre lutar!!!
Wendell Sacramento - é desenhista, capista e quadrinista. Realiza diversos trabalhos gráficos na Cia Trivolim e veio para este projeto à convite do Ponto de Cultura "Sementes das Expressões Brasileiras" que tem diversos de seus integrantes no Projeto de Comunicação (NUCOM) do Núcleo de Cultura do CEU Vila Rubi - que é responsável pela edição da Revista da Vila.

2 comentários:

  1. A idéia quando preparei o texto para este quadrinho foi relevar a presença de fatos históricos de peso em nosso passado, a liberdade ainda que tardia , uma clara referência a Tiradentes e à Inconfidência Mineira,o Vinte e Dois de Novembro e João Candido de certa forma quando reflete-se um pouco mais remete-nos a Palmares e sua história de resistência, sua importância na nossa cultura dentre tantas outras coisas.foi um prazer participar com a Revista da Vila e o ponto de cultura sementes das Expressões Brasileiras.
    Um Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Está chegando o I Centenário da Revolta da Chibata, e hoje nesta data, 20 de Novembro, temos a certeza de que a resistência e a luta de nossa gente é o caminho a ser percorrido (corrido sem esmorrecer) para se alcançar e suplantar os séculos de exclusão a passo largos que temos sofrido!!

    ResponderExcluir