quinta-feira, 30 de abril de 2009

Apresentação Ponto de Cultura no CEU Parelheiros

Nesta segunda-feira, 27 de Abril de 2009 a partir das 19h, o Ponto de Cultura "Sementes das Expressões Brasileiras" levou para a Comunidade de Parelheiros, a apresentação musical/histórica/cultural de Eliézer Teixeira - Músico Popular, Cantador e Pesquisador de nossa Cultura Brasileira e inclusive do Folclore (se estiver com ele, não diga que ele é folclorista - tem horrores disto!!!) de nossa gente!!!
Na apresentação, participaram equipe de gestão do CEU, equipe pedagógica da Emef, principalmente e todo o seu corpo discente que veio em duas turmas (com várias salas reunidas) para que o espaço comportasse (espaço adaptado, muito bom de acústica, e com uma estética moderna/bonita montada pela equipe local da gestão (Cultural) - visto esse CEU ter um Planetário, e não ter nenhum Teatro, seguimos "ONG Trivolim" solicitando que se tenha os dois: Teatro e Planetário - O único que funciona às vezes na Cidade de São Paulo está no Ibirapuera - 50 km de distância desta região!!!).
A comunidade presente em sua maioria foram de jovens (a partir de seus 16 anos) e adultos que participaram e interagiram de forma bastante positiva, ouvindo, cantando, dialogando e mesmo, se mobilizando para alterar sua comunidade - Estamos ao seu dispor (companheiro Joaquim) para juntos atuarmos mais um pouquinho nesta grande região que é Parelheiros, na promoção do seu resgate histórico e consequentemente Cultural.
Enfim, foi uma noite agradável, que em breve será disponibilizada em video.
Por enquanto, seguem algumas fotos!!

Eliézer Teixeira e sua viola cabocla, tocou, cantou, dançou e encantou!!!

Equipe responsável pelo Evento: Eliézer - pela Prosa e Cantoria; Jean - pelo Núcleo de Cultura do CEU Parelheiros; Viviane Ramos - Presidente da Ong Trivolim e responsável pelo Ponto de Cultura "Sementes das Expressões Brasileiras" e a Coordenadora Pedagógica da Emef - Assunção; E claro, os presentes por ser o que foi, tod@s!!! Na foto falta a mobilizadora do Evento: Maria Bruschi - companheira de outros carnavais (ela que mexeu - ligando para Ong, falando com direção e gestão do CEU, com os alunos, etc - enfim, com tod@s nós para que esse evento lindo ocorresse) - nosso obrigado Maria!!!

Viviane Ramos - camerawoman!!! E nosso "em cantador de sementes brasileiras"-junção de (1º CD - "Em Cantos Brasileiros" e o 2º "Catador de Sementes" + o nome do Ponto de Cultura "Sementes das Expressões Brasileiras"): Eliézer Teixeira
CameraMan: Wilson Sacramento, que às vezes posta neste blog também!!! Eliézer Teixeira e seu público "encantado"

Início do Evento: Teixeira, Viviane e Wilson (Tri volinianos) em ação!!!

sábado, 25 de abril de 2009

Maio é mês das Cantadeiras do Souza no Trivolim

Como dito em tópico anterior, a Cia Trivolim, receberá e ministrará uma série de atividades em maio em conjunto com o Grupo Folclórico "Cantadeiras do Souza" que foram contemplados no Rumos - Música 2007/2009 do Itaú Cultural. Aguardem maiores informações.
Logo do Grupo "Cantadeiras do Souza" criado pelo artista plástico: Claúdio Ferreira


Capa do CD/DVD do Grupo Cantadeiras do Souza no Projeto "Turista Aprendiz" da Barca


Encontro Final e Entrega do Certificado do Workshop de Contação de História - Turma I

Discussão acerca dos fazeres e saberes da arte-educação e Contação de História

A presença de objetos, como motivos desencadeadores, no processo de Contação de História e sua relação com o Contador (processo de intimização criador e criatura).

Roda de discussão e em, primeiro plano, materiais literários indígenas, usados na oficina de Contação de História com os educandos da Emei e Emef do CEU Vila Rubi.

Eis o Certificado (estrutura básica), faltam alguns retoques de arte...mas é quase isto!! Me deu uma trabalheira o danado (sábadão de sol e eu criando, que coisa!!!Inda bem).

Bommm...essa primeira turma, chegou ao final da jornada deste Primerio Workshop da Cia Trivolim - Ponto de Cultura "Sementes das Expressões Brasileiras" X Prêmio Funarte - "Contos/Tra/Versos" de Márcia Moirá...nós esperamos que todos os que participaram seja nos dois encontros ou só em um, tenham aproveitado para entrar em contato com essa arte, que tod@s tanto gostamos, seja ouvindo, seja narrando-contando, seja viajando neste universo grandioso da oralidade e da imaginação. À tod@s nosso muito obrigad@, e até a próxima (esse mês de Maio teremos um Grupo Folclórico "Cantadeiras do Souza" - Prêmio Itaú Rumos 2009, vejam maiores informações nos tópicos sobre elas), então até breve!!!

quinta-feira, 23 de abril de 2009

ECOPrático - Programa da Cultura

O programa EcoPrático, que é exibido na TV Cultura aos domingo, com a proposta de orientar os moradores da Cidade de São Paulo sobre as melhores formas de usar recursos como água, luz e suprimentos. O objetivo é construir residências que sejam ecologicamente corretas.
A cada semana, o casal de apresentadores Anelis Assumpção e Peri Pane visita uma residência diferente da Grande São Paulo para avaliar as condições de vida das famílias paulistanas – que, em cada episódio, terão um perfil socioeconômico diferente. Para isso, eles vão usar 10 “ecocritérios”: energia, água, alimentação, resíduos, ecossistema, transporte, bem-estar, consumo, estrutura e atitude.

Apresentadores dos programas: Serão 12 no total


Exibição: domingo, às 19h
Reprise: quarta-feira, a partir das 19h30
Duração de cada programa: 30 minutos.




domingo, 19 de abril de 2009

Ponto de Cultura "Sementes das Expressões Brasileiras" - projeto "Raízes Urbanas"

No dia 19 março de 2009, quarta - feira, alguns participantes do Ponto de Cultura "Sementes das Expressões Brasileiras" que é focado na Cultura Popular Brasileira, estiveram reunidos com um dos idealizadores da Ong Trivolim, com os responsáveis pelo Ponto de Cultura, com o corpo diretivo da Ong Trivolim, bem como, alguns membros da Cia Trivolim, além do próprio Gestor do CEU Vila Rubi - Claudio Ferreira e a Coordenadora de Cultura - Priscila Magalhães , que participaram desta roda de conversa, ampliando os saberes culturais.

Os jovens integrantes tanto do Ponto de Cultura, quanto, novos convidados ao projeto, expuseram a idéia de construir um projeto para apresentação em Circuito Cultural que se apropriasse da Cultura Popular e da Cultura Hip Hop (especificamente dentro das danças urbanas, o BREAK) na composição de um espetáculo cênico contemporâneo.

No momento foi discutido a questão dessa transformação contínua da cultura, e que esta não sendo algo estanque no tempo, mas sim interativa e que diversas danças de cunho "regional" da Cia Trivolim, desde os anos 1980 passaram por influências e releituras, mesmo pelo movimento hip hop da época, que influenciou grandemente na construção do "Guerreiro Alagoano' do Trivolim.

Assim seguem algumas fotos desse bate papo, além da montagem fotográfica para composição estética do projeto, em breve publico minha escrita livre (transcrição - com base no relato oral) deste encontro, bem como, posto o video contendo essa discussão que veem rendendo bons frutos sobre a prática cultural.

Abraços Cosmopolitanos à tod@s!!! Wilson Sacramento
Fotos retirada (acervo da Cia) nos Encontros de Formação /Criação do Espetáculo "Raízes Urbanas" da Cia Trivolim/Ponto de Cultura " Sementes das Expressões Brasileiras"

Está no palco: Quebre a perna!!! - coisas do Teatro (Boa sorte em teatrês)
Mas como é dança, não caiam, senão dançam!!!
Todo o elenco do "Raízes Urbanas" - foi ampliado o mesmo - na data, com algumas indumentárias como a Torre do "Guerreiro Alagoano" ao Centro, Jembés, Sombrinhas e Vestuários de Frevo (acervo da Cia Trivolim)


Quando falávamos de quebrar a perna, não era essa idéia de contorcionismo, haja falta de articulações!!!
Núcleo "Raízes urbanas" com as alfaias e jembés da Cia Trivolim


Claudio Ferreira (em pé) - Gestor do CEU, ao fundo Viviane Ramos - presidente da Ong Trivolim, jovens do Ponto de Cultura "Sementes das Expressões Brasileiras" - roda de conversa sobre os saberes e fazeres culturais.


O importante é fazermos as "Sementes" germinarem e criarem "Raízes" e muito em breve todos verão uma vistosa, majestosa e frondosa árvore firme feito um carvalho, pois a base cultural, artística e educacional, é nossa, Trivolim - Cia de Expressões Populares (1/4 de século construindo saberes e fazeres culturais de nossa gente brasileira no meio massificado) e nós da Cia, sabemos que a Cultura, sempre está no Movimento!!!

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Exposição "Urbano e Popular" da Cia Trivolim

No dia 25-01-2008, aniversário da Cidade de São Paulo, realizou-se no CEU Vila Rubi, a exposição "Urbano e Popular" que reuniu a exposição de algumas indumentárias da Cia, além de apresentações diversas, que seguem logo abaixo:

Indumentária da Cavalhada: Lanceiros, Cavalinho, Roupas, etc.


Sombrinhas de frevo

Catirina: Vestido e cabeça
Toré: Saia, cocar e arco e flecha
Alfaias e Jembes
Marujada: quepe, navio e roupa de marujo
Guerreiro Alagoano: Torre e coroa da Rainha
Espetáculo Circense: "Entre Yin e Yang"
Apresentação do Guerreiro Alagoano
Apresentação do Boi, Burrinhas e Cavalo Marinho
Chegada do Cortejo de Maracatu ao BEC do CEU
População participa ativamente acompanhando o Cortejo pelas dependências do CEU Vila Rubi
Maracatu
Início do Cortejo de Maracatu (início do Evento)

terça-feira, 14 de abril de 2009

Sarau "Libertação Indígena" 04-04-2009

No dia 04 de Abril, realizamos o Sarau com o tema: "Libertação Indígena" visto que a população de modo geral aborda o dia 19-04 como "Dia do Indio", o que refutamos com todo dia ser dia dos índios, e que os mesmos devem ser respeitados e tratados com dignidade por todos (não por serem apenas o elo entre o Homem e a Natureza, que tanto buscamos), não por sua ancestralidade, sua longa luta histórica contra os invasores de sua Terra, o genocídio sofrido com a gente branca, mas por acima de tudo, fazem parte da grande nação humana como todos os povos sobre esse Planeta. E é nosso dever lutar por nossa gente (Humanidade), sem preconceitos quanto a cor dos olhos, da pele, de uso de vestimentas, da condição social, do continente, das crenças imateriais, etc!!! Que nossos Peris e Iracemas, vivam além deste esteriótipos na grande diversidade dos "Parentes", sejam Bororés, Cariris, Yanomanis, Kaigang, e todas as outras de ponta a ponta do Brasil.
Algumas Fotos
Eliézer Teixeira e sua viola cabocla (origem portuguesa), passeio musical dos "caboclinhos" à catira

Luizinho e sua viola Caipira (originária do Brasil miscegenado entre Índios e Brancos) passeio pelas músicas desta origem passando pelo Caterete, entre outras.



Toré, da Cia Trivolim, através do grupo de formação de Danças Regionais Brasileiras do Ponto de Cultura "Sementes das Expressões Brasileiras"



Felipe lendo uma poesia

Eis a famosa, frase: "Andar em fila indiana"!!


Márcia Moirá: Conto Indígena e Luiz no acompanhamento musical... Fantástico!!!

Viviane Ramos, abertura do Evento, com leitura de poesia

Making Of: Preparação do Teatro , vista da cabine de som e audio

Contação de História - Biblioteca CEU Vila Rubi

Segue esse post com uma linkagem para o Blog da Biblioteca do CEU Vila Rubi (clicar no Título ou http://bibliotecaceuvilarubi.blogspot.com/2009/03/contacao-de-historias.html) onde ocorrem as atividades do Prêmio Funarte de Interação Estética e Residência Artística em Ponto de Cultura, com a contadora Marcia Moirá para estudantes da EMEI e EMEF deste CEU, sempre às 3ª e 5ª feiras a partir das 09:00 às 17:00. E aos sábados ocorrem conjuntamente às atividades dos grupos de Formação do Ponto de Cultura "Sementes das Expressões Brasileiras", com atividades ligadas à Dramatização, Leitura Dramática, Contação de História entre outras modalidades desta arte inerente ao ser humano: Contar história, Causos e outras formas de relatos!!!

domingo, 5 de abril de 2009

Workshop de "Contação de História"
do dia 04-04-2009

Neste sábado a partir das 13 horas teve início o workshop de "Contação de História" do projeto "Contos/Tra/Versos", que é um prêmio de Residencia Artística no Ponto de Cultura "Sementes das Expressões Brasileiras" que durante a semana oferece às crianças e adolescentes contato com o mundo da leitura, oralidade, resgate dos causos e contos e, muita magia para alunos da EMEI e EMEF do CEU Vila Rubi, Zona Sul da Capital Paulista e nos encontros de workshop com arte-educadores, agentes sociais e artistas, a Márcia Moirá, artista responsável pelo projeto, desenvolve a possibilidade de recriar-se enquanto seres dotados desse poder de encantar pelo conto, além da construção da oralidade e a permanente discussão acerca desse saber, propiciando a reflexão e a crítica sobre a arte.

Seguem algumas fotos deste 1º Encontro:
Leitura do texto norteador em pequenos grupos

Turma da Laurinha

Momento Roda: Se por ao Mundo e contribuir sempre!!!