A Cia Trivolim dentro do Ponto de Cultura "Sementes das Expressões Brasileiras" exibirá o Festival do Minuto na próxima Sexta-Feira dia 27/03 a partir das 18h30´no CEU Vila Rubi na região do Grajaú - extrema zona sul da Capital.
O Festival
O Festival Mundial do Minuto Brasil acontece desde 1991, selecionando e exibindo vídeos de até 60 segundos de duração, tanto de amadores quanto de profissionais. A partir do final de 2007, o Festival tornou-se PERMANENTE e ONLINE, ou seja, passou a receber vídeos diretamente pela internet, lançando temas e premiando vídeos mensalmente.
Como resultado desse processo, uma vez por ano os melhores vídeos fazem parte da REDE DE EXIBIÇAO DO FESTIVAL DO MINUTO, que neste ano acontecerá de 23 a 29 de março.
A exibição da Mostra é gratuita para os equipamentos culturais. Os horários e a quantidade de exibições ficam a critério do próprio equipamento cultural.
O Festival já foi exibido em diversos Pontos de Cultura em edições anteriores, mas este ano gostaríamos de exibi-lo em TODOS os Pontos existentes.
São propostas três mostras para exibição:
60 Minutos do Mundo - uma seleção de 60 vídeos de uma Mostra de 1000 Minutos de 80 países (organizada pelo Festival do Minuto da Holanda para exibição no Museu de Arte Contemporânea de Pequim, exposição essa que traremos ao MASP também em março deste ano);
Melhores Minutos de 2008 - 60 melhores vídeos selecionados dentre os milhares recebidos de todo o Brasil em 2008;
Mostra Ser Nordestino - 20 melhores vídeos do tema "Ser Nordestino", focado na região Nordeste
do país.
É importante ressaltar que o Festival do Minuto é o mais democrático dos festivais. Ele se consagrou, ao longo dos último 18 anos, como o grande revelador de talentos do audiovisual brasileiro, estando aberto para profissionais e amadores de todo o Brasil, principalmente agora que recebemos vídeos através da Internet. Além disso, é atualmente o maior Festival de Vídeo da América Latina e um dos únicos eventos culturais de porte que não se concentra no eixo Rio-São Paulo.
Evento transcorreu normalmente com a presença de 30 pessoas (sendo o público misto, de 5 anos à 51 anos), alguns presentes colocaram o fato de no "melhores de 2008" aparecer videos que estavam "Ser Nordestino" e nesta mostra aparecer videos que pertenciam a outras categorias como cidades, o que acarreta repetições desnecessários. a maioria dos videos apresentados são de bom tom para todas as idades, alguns possuiam uma linguagem mais complexa para sua exibção, que demandaria maior tempo para reflexão, sendo que não é possível essa reflexão da complexidade dentro dos 60 segundos do video e os segundos anteriores ao da próxima exibição (visto não ter pausa entre os videos exibidos).
ResponderExcluir