Teatro
A diferença da espécie humana das outras do reino animal, deu-se quando o homem transformou uma simples pedra em utensílio pontiagudo e cortante, transformou a matéria em função de uma idéia. Racionalizou. Criou através da arte.
Aquele cérebro primata a partir daí teve que se expandir em todos os sentidos, para que fosse possível armazenar experiências, adquirir, transmitir conhecimentos e expressar-se.
Todas as expressões artísticas, já tiveram seu início com o homem primitivo, coletivamente, ao imitar os acontecimentos das caçadas, guerras, trabalho (caça, pesca, agricultura), e rituais mágicos, sagrados, imitando ancestrais e Deuses...Nascia o teatro.
No Brasil, passou a existir verdadeiramente, após a independência e com as primeiras manifestações de romantismo, porém, esta arte esta ligada mais à catequese dos aborígines do que como fonte artística e cultural.
Todo homem é capaz de produzir arte, pois é um artista em potencial. TRIVOLIM – Companhia de Expressões Populares, fazendo valer estes princípios, utiliza as técnicas teatrais do “romance pedagógico” iniciada por Stanslawski sobre o processo de educação no teatro. Através de seus estudos, seus tratados, que outros estudiosos passaram a experienciar, estudar e aplicar técnicas voltadas para o teatro na educação; o significado do jogo de improvisação, as descobertas práticas dos limites do indivíduo e ao mesmo tempo a superação destes, onde o agente passa a ser construtor de sua própria educação, visando uma interação imediatista com a platéia, resultando numa experiência viva do teatro, de forma espontânea. O palco tem uma linguagem própria e técnica, linguagem artística. Só se aprende verdadeiramente em liberdade de pensar, agir e se expressar. O artista popular utiliza-se daquilo que o ser humano possui de mais puro no processo de criação, a intuição, remete-se a sua própria historicidade e os elementos da vasta riqueza de sua cultura para gerar o seu espetáculo. Utiliza-se da improvisação, do imediatismo, da interação para com a platéia. Vamos encontrar então na cultura popular, o parceiro ideal para aplicarmos o processo do teatro voltado para a educação. No processo técnico do teatro aplicado na educação o elemento descobre suas limitações e passa a superá-las, já na cultura popular ele garante sua identidade de forma lúdica, construtivista, educativa. Como o espaço cênico necessita de uma linguagem própria, faz-se necessário para segurança do agente a experiência, a técnica da improvisação, da intuição, do imediatismo e as condições necessárias para que isso ocorra. O teatro tem essa capacidade, de absorver e permitir que todas as expressões artísticas aconteçam simultaneamente.
criado por Trivolim - Companhia de Expressões Populares 07.10.06 21:23:27
Retirado do blog do Trivolim: http://trivolim.blog.terra.com.br/teatro
Foto dos Arquivos Trivolim: Seu Dedé e Mateus
Atores: João Gomes de Sá & Cláudio Ferreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário